Erasmus+

Com a participação de 7 docentes do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga no curso “Education for sustainable development and environmental protection, using indoor and outdoor activities”, entre 28 de março e 4 de abril, em Assen, na Holanda, completou-se a quarta e última formação prevista no projeto “Formação Docente” do programa Erasmus+, em vigor neste agrupamento desde setembro de 2014.

Daquela tranquila e acolhedora cidade do norte da Holanda, onde se localiza o autódromo TT Circuit Assen, conhecido como "A Catedral", os participantes trouxeram muitos exemplos de boas práticas holandesas, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável e à proteção ambiental, temas do curso realizado.

Durante os oito dias de duração do curso, foram muito diversificadas as atividades realizadas, tendo sido feita a receção aos participantes com uma “feira europeia”, na qual foram degustadas apetitosas iguarias da gastronomia tradicional portuguesa e holandesa.

Nos restantes dias, foram sendo intercaladas atividades indoor (em espaço fechado) e outdoor (no exterior). No período da manhã, decorreram apresentações sobre os dois sistemas de ensino, português e holandês, sobre as duas instituições envolvidas, AESV e Quarter Mediation, bem como palestras acerca da educação ambiental nos vários países da União Europeia, das alterações climáticas e da reciclagem na Holanda. Para além dos dois formadores da Quarter Mediation, esteve ainda presente numa sessão o presidente de uma ONG dedicada à energia e ao ambiente, naquela região da Holanda.

Após o almoço, o programa incluiu visitas de campo e workshops, nos quais foram desenvolvidas atividades práticas de interesse interdisciplinar, relevantes para os docentes de várias áreas (Ciências, Artes, História e Inglês). Cumprindo este objetivo, foram visitados: o arquivo local, onde os docentes puderam descobrir, de uma forma interativa, factos da História e da Geografia da Holanda; uma quinta de criação de ovelhas, onde habitualmente são organizadas atividades educativas para crianças; um centro de sustentabilidade, que permitiu conhecer formas alternativas de produção de energia e de auto suficiência; uma escola de ensino profissional com diferentes ofertas formativas, desde o marketing, à hotelaria e à enfermagem; um moinho/museu, património mundial da Unesco, que sobrevive graças ao apoio de cerca de 200 voluntários, tendo aqui sido demonstrado o processo de moagem de cereais, de especiarias e de sementes de linhaça para produção de óleo, assim como exemplos de uso de energias renováveis e, finalmente, um forte construído em 1593, usado para proteger aquele “país baixo” de invasores espanhóis durante a Guerra dos 80 anos.

Todas as atividades realizadas, tanto as indoor como as outdoor, visaram o desenvolvimento profissional dos docentes, através de diversas propostas para aplicação pedagógica.

Tratou-se de uma formação muito enriquecedora que certamente irá trazer um contributo muito valioso, não só aos participantes, mas também à instituição onde os mesmos desempenham as suas funções.

O projeto “Formação Docente” irá continuar a ser implementado no agrupamento até ao final do presente ano letivo, prosseguindo os docentes envolvidos a colocar em prática as aprendizagens adquiridas e a disseminar os resultados obtidos.

Joomla templates by a4joomla
ADIDAS CLIMACOOL BOAT PURE,Adidas Climacool Boat Lace,ADIDAS CRAZYLIGHT BOOST 2.5 LOW,ADIDAS CRAZYLIGHT BOOST LOW 2016,ADIDAS EQT CUSHION 91,ADIDAS EQUIPMENT 10