EDUCAR PARA A CIDADANIA

No passado dia 21 de novembro, pelas 10 horas, realizou-se na Sala dos Grandes Grupos uma palestra promovida pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses subordinada ao tema “Direito e Tribunais. Direitos e Deveres” em que participaram os alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano do Curso de Humanidades.

Após a apresentação da oradora pela diretora do agrupamento, a Dr.ª juíza Helga Gomes, do Tribunal de Vale de Cambra, conduziu com mestria a atenta plateia pelos meandros do direito e dos tribunais. Começando pelos vários tipos de regras que organizam a vida individual (ex. as regras de higiene) e social, enveredou pelas principais leis que os cidadãos devem respeitar no sentido de harmonizar a vida coletiva. Em caso de incumprimento, a Dr.ª juíza alertou os presentes para as penas e sanções associadas e aplicadas nos Tribunais.

Com uma linguagem ilustrativa e despida dos formalismos em uso nos tribunais a distinta oradora alertou os jovens para os perigos que se escondem nas redes sociais bem como em muitos comportamentos disruptivos que afetam a juventude.

Foi uma brilhante viagem pelos caminhos sinuosos da prática dos direitos e deveres, ou seja, da cidadania.

No final houve animado debate que revelou o interesse com que jovens acompanharam a discussão do tema.

Esperamos novas aulas de cidadania da Dr.ª juíza Helga Gomes a quem agradecemos a disponibilidade.


 

Joomla templates by a4joomla
ADIDAS CLIMACOOL BOAT PURE,Adidas Climacool Boat Lace,ADIDAS CRAZYLIGHT BOOST 2.5 LOW,ADIDAS CRAZYLIGHT BOOST LOW 2016,ADIDAS EQT CUSHION 91,ADIDAS EQUIPMENT 10