Alunos do 9.º Ano em visita de estudo ao Porto

No dia 7 de fevereiro de 2020, os alunos do 9.º Ano da Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga, acompanhados pelos professores, participaram numa visita de estudo de âmbito interdisciplinar ao Porto e a Matosinhos.

Tendo saído da escola pouco depois das 8:30 h, deslocaram-se ao Auditório de São Mamede – Salão Paroquial de Perafita -, em Matosinhos. Aí assistiram a uma excelente representação do texto dramático Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, que teve início pouco depois das 10:30 h. Durante a representação, puderam contactar novamente com o texto já estudado nas aulas de Português, mas agora representado com toda a expressividade, dinamismo e sentido de humor pelos atores da Companhia de Teatro O Sonho. Apesar de o texto original ter sido respeitado, foram introduzidos alguns excertos, como forma de envolver o público na representação, e alterada a ordem de algumas cenas. Tais opções não prejudicaram em nada o espetáculo, antes pelo contrário, pois o entusiasmo demonstrado pelos alunos foi notório.

Tendo terminado a representação, os alunos foram conduzidos até ao Parque da Cidade do Porto onde puderam conviver, passear e almoçar em regime de piquenique. No que diz respeito à visita ao Pavilhão da Água, que ocorreu a partir das 14:00 h, os alunos, divididos em grupos, puderam efetuar o percurso do referido pavilhão, aprendendo / aprofundando conhecimentos relacionados com a água, a sua importância para a vida, para as atividades económicas e para a sustentabilidade ambiental. Em suma, através de um percurso efetuado num edifício moderno e atrativo, os alunos puderam interagir com diversos equipamentos, compreender melhor determinados fenómenos e tomar consciência da importância de preservarem esse importante recurso, que é bastante escasso, mas essencial para a vida e para o bem-estar do ser humano. O regresso à escola aconteceu pelas 17:30 h.

A realização desta visita de estudo de natureza interdisciplinar proporcionou aos alunos uma excelente oportunidade de em contextos extraescolares aprofundarem os seus conhecimentos, desenvolverem o seu sentido crítico, a criatividade a sensibilidade estética e ambiental. Paralelamente, desenvolveram-se relações de saudável convívio entre alunos e entre alunos e professores em contextos diferentes dos habituais. O aproveitamento pedagógico e o balanço desta visita foi realizado, já na escola, sob a orientação dos professores que a organizaram – de Português e de Físico-Química – em atividades de debate e/ou de produção de textos pelos alunos.


Os professores de Português e de Físico-Química do 9.º Ano


   

Joomla templates by a4joomla
ADIDAS CLIMACOOL BOAT PURE,Adidas Climacool Boat Lace,ADIDAS CRAZYLIGHT BOOST 2.5 LOW,ADIDAS CRAZYLIGHT BOOST LOW 2016,ADIDAS EQT CUSHION 91,ADIDAS EQUIPMENT 10