Técnico/a Comercial

Perfil Profissional
O/A Técnico/a Comercial é o/a profissional qualificado/a para vender produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, tendo em vista a satisfação dos clientes.

Certificação
• Ensino secundário
• Nível 4 de qualificação profissional (QNQ)

Algumas Mais-Valias
• Transporte e alimentação financiada
• Desenvolve competências sociais, científicas e profissionais, preparando para o exercício de uma atividade profissional
• Permite o acesso à realização de estudos de nível pós-secundário e ensino superior.

Saídas Profissionais
Onde poderás trabalhar com este curso?
• Empresas públicas ou privadas de venda de bens e/ou serviços.
• Lojas, armazéns, centros comerciais, supermercados, entre outros.
• Criação do próprio negócio.

E exercer atividade como:
• Técnico de comércio em estabelecimentos comerciais direcionados para a venda de bens e serviços.
• Promotor de vendas.
• Agente ou delegado comercial.
• Auxiliar administrativo.
• Gestor comercial.
• Gestor de site de e-commerce.

Atividades Principais a Desempenhar
• Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades dos clientes.
• Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades.
• Processar a venda de produtos e/ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis.
• Controlar a caixa, procedendo à sua abertura e fecho.
• Participar na organização e animação do estabelecimento comercial.
• Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do estabelecimento comercial.
• Colaborar na definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta, nomeadamente a procura dos clientes e a existência de novos produtos e/ou serviços no mercado.
• Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes.
• Proceder à organização da documentação relativa ao processo de venda.

Plano Curricular 

Componentes de formação

Disciplinas

Carga horária

Sociocultural

Português

320

Língua estrangeira I ou II

220

Área de integração

220

Tecnologias de informação e comunicação

100

Educação física

140

EMRC

81

Científica

Economia

200

Matemática

300

Tecnológica

Técnicas de Vendas

375

Organização Empresarial

375

Comunicação e Publicidade

200

Comunicar em língua Espanhola e Inglesa

150

Prática

Formação em contexto de trabalho

700

Total para os 3 anos

3381

Anexos:
FicheiroDescriçãoCriado
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