Docentes do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga em Berlim
Linguagem e Acolhimento – O grande desafio lançado
No início do mês de novembro, 7 docentes do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga (AESV), partiram em direção a Berlim, para participarem na Formação “ From CLIL to Translanguaging – Strategies to integrate migrants”, no âmbito do Projeto Diverse Minds, United Hearts (DMUH), do Programa Erasmus+.
Em consonância com o Projeto inicial proposto e aprovado, e no sentido de acolher, integrar, orientar e ajudar os nossos migrantes, que no Agrupamento já contam com quase duas dezenas de nacionalidades, estes docentes participaram com entusiasmo nesta formação da Europass Teacher Academy de Berlim, onde puderam tomar contacto, realizar e aprender estratégias de inclusão e integração dos migrantes em sala de aula, de forma a colmatar dificuldades de língua e comunicação e criar pontes facilitadoras para a inclusão destes alunos multiculturais. Através de atividades simples, e com recurso à integração de conteúdos noutra língua (CLIL) e da Translinguagem (possibilidade de utilizar várias línguas no mesmo contexto), é possível estreitar laços e encurtar distâncias, de forma a que a comunicação, como ferramenta essencial de sociedade e de integração e aceitação, possibilite uma maior empatia, respeito e consequente autoestima que, por sua vez, ajudam no avanço pessoal, social e académico dos nossos alunos migrantes.
A Multiculturalidade integrada e respeitada promove ferramentas essenciais para uma sociedade justa e respeitadora das diferenças, onde há lugar para todos e com todos.
Berlim, como cidade multicultural e respeitadora da diferença, com um passado histórico pesado, mas muito valioso, ofereceu de forma intensiva, mas muito enriquecedora uma semana de conhecimento precioso, que estes docentes trouxeram e irão partilhar com os seus pares, fazendo deste um benefício para toda a comunidade AESV.
Pela Equipa Erasmus +
Celeste Silva
Docentes do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga em Helsínquia
Que desafios são, hoje, lançados aos (nossos) professores
Em junho, ao ver aprovada a candidatura Erasmus+, com o projeto Diverse Minds, United Hearts (DMUH) – pensado e desenhado por uma Equipa, à data, de 6 docentes em funções no AESV –, considerando os objetivos do projeto e a sua duração, de 18 meses, a atividade escolhida para dar os primeiros passos foi o curso de formação de 6 dias, realizado em Helsínquia, de 21 a 26 de outubro, por 14 docentes de 14 disciplinas diferentes.
O sistema de ensino finlandês é considerado um dos melhores sistemas de ensino do mundo (se não o melhor), designadamente em questões de inclusão multicultural, e, segundo testemunho destes 14 docentes, não podia ter sido escolhido melhor destino para a realização desta formação. Durante 6 dias, estes docentes participaram em inúmeras atividades, com o intuito de desenvolverem competências e estratégias para promoverem uma maior e melhor inclusão nas salas de aula multiculturais, tendo abordado temas centrais, como comunicação intercultural, preconceitos, estereótipos, e o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC), para estimular a interação entre os alunos e promover a consciencialização cultural, incluindo técnicas para superar barreiras comunicativas e exercícios que incentivaram os participantes a refletirem sobre estereótipos e generalizações comuns, despertando uma maior compreensão e respeito pela diversidade cultural. O curso contou ainda com atividades culturais externas, promovendo uma experiência de imersão que reforçou e enriqueceu o conteúdo abordado na formação (diversidade e inclusão). Foi encerrado com uma sessão de feedback e avaliação, na qual os participantes discutiram as suas aprendizagens e partilharam ideias para futuras e novas ações, neste âmbito, no AESV.
Esta formação capacitou estes docentes com ferramentas práticas e uma base sólida para trabalhar a diversidade e promover a inclusão nas suas turmas, num pleno alinhamento com os objetivos DMUH e do próprio Projeto Educativo do AESV, que visa reforçar a criação de uma escola mais inclusiva e adaptada às específicas e diversas necessidades de todos os seus alunos e famílias. Esta formação será, seguidamente, replicada aos restantes docentes dos vários grupos disciplinares do AESV.
Céu Bastos e Flora Marques